TAREFA DE LEITURA DE PALAVRAS E PSEUDOPALAVRAS
COLEÇÃO ANELE – VOLUME 4
AUTORAS: Jaqueline de Carvalho Rodrigues; Camila Schorr Miná e Jerusa Fumagalli de Salles.
ÁREA DE AVALIAÇÃO: Neuropsicológica
FINALIDADE: É um instrumento de fácil aplicação, de caráter breve, baseada em modelos teóricos de processamento da informação, como os de dupla-rota ou múltiplas-rotas abordados pela neuropsicologia cognitiva.
Identifica a integridade das rotas de leitura (fonológica, lexical ou ambas) para complementar o processo de avaliação e diagnóstico e traçar o plano de intervenção e as práticas acadêmicas (educativas) mais eficazes para cada indivíduo.
Pode ser utilizado por profissionais da área clínica, acadêmica, educacional, como psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos e professores.
Destina-se a múltiplos contextos e indivíduos, como pessoa com desenvolvimento típico, que estejam alfabetizadas ou se alfabetizando, tanto no período regular na infância, quanto na fase adulta, e pessoas com suspeita de dificuldades de leitura de palavras, devido a transtornos do neurodesenvolvimento ou dislexias adquiridas por lesões cerebrais ou outras condições neurológicas (AVC, TCE, epilepsias, demências, afasias, entre outros).
POPULAÇÃO: Destinado a crianças de escolas privadas (de 10 a 13 anos de idade, com escolaridade entre 5 e 6 anos completos de estudo) e adultos (de 20 a 85 anos de idade).
FORMA DE APLICAÇÃO: Individual.
TEMPO DE APLICAÇÃO: Sem limite de tempo, mas estima-se que dure aproximadamente 10 minutos.