Promove - Universitários

Promove - Universitários

  • Editora: Hogrefe
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$79,20

Autores: Alessandra Turini Bolsoni-Silva; Fabiane Ferraz Silveira Fogaça; Carla Giovanna Belei Martins; Tatiana Fujisaka Tanaka


Sinopse:

Treinamento de habilidades sociais: guia teórico e prático.

Ingressar na universidade, normalmente, é um momento de grande expectativa e realização. Entretanto, o contexto universitário requer do estudante a habilidade de lidar com múltiplas demandas.

Deste modo, identificar as variáveis associadas ao contexto do universitário, contribui para promover a saúde mental, desempenho acadêmico e as habilidades sociais do estudante. 


Sumário:

Apresentação

1 A vivência na universidade: desafios e promoção de saúde 

Desafio, dificuldade e proteção na universidade 

A influência das variáveis demográficas na saúde mental e nas habilidades sociais 

Estudos psicométrico e de caracterização do LADS 

Saúde mental e possíveis relações funcionais com habilidades sociais e problemas na

vida universitária 

2. Intervenções psicológicas em estudantes universitários: revisão sistemática 

Método 

Resultados 

Conclusões 

3. Estudos com o Promove – Universitários: medidas de resultado e de processo 

4. Descrição do Promove – Universitários

Formulação de caso 

Aplicação do Promove – Universitários

Orientações gerais de condução e manejo do terapeuta 

Sessão 1 – Apresentação, verificação de expectativas. Comunicação: Iniciar, manter e encerrar conversações 

Sessão 2 – Comunicação: Fazer e responder perguntas. Falar em público 

Sessão 3 – Apresentar Seminário. Lidar com autoridade. Organizar rotina de estudos e de

atividades sociais 

Sessão 4 – Empatia. Conhecer direitos humanos básicos, cidadania. Negociar 

Sessão 5 – Conhecer diferenças entre comportamento habilidoso, passivo, e agressivo

Sessão 6 – Expressar sentimentos positivos, elogiar e receber elogios, dar e receber feedback positivo, e agradecer 

Sessão 7 – Expressar opiniões (de concordância, de discordância) e ouvir opiniões (de concordância, de discordância) 

Sessão 8 – Expressar sentimentos negativos, dar e receber feedback negativo, e solicitar mudança de comportamento 

Sessão 9 – Lidar com críticas (fazer e receber críticas), admitir próprios erros, pedir desculpas 

Sessão 10 – Relacionamento amoroso 

Sessão 11 – Relacionamento familiar 

Sessões 12 e 13 – Temas livres 

5. Transtorno de personalidade borderline e terapia analítico-comportamental: um estudo de caso 

Método 

Resultados e discussão                                                                             

Considerações finais 

Referências 

Bibliografia da base documental do estudo de revisão do Capítulo 2 

Apêndice

Etiquetas: Habilidade Sociais, Universitários