Curso EAD PROTEA-R

Curso EAD PROTEA-R

  • Editora: Vetor
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$229,00

O Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista é um instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil.

O instrumento tem por objetivo rastrear a presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista em crianças com cerca de 24 a 60 meses de idade. A partir da observação do comportamento infantil, que ocorre por meio de situações de brincadeira livre e semiestruturada, você pode traçar um perfil de comportamento da criança, contemplando suas potencialidades e dificuldades, e indicar a presença, ou não, de risco para Transtorno do Espectro Autista.

Este curso está organizado em sete módulos que apresentam os pressupostos teóricos e empíricos do instrumento, orientações para conduta do avaliador nas entrevistas de anamnese e de devolução, bem como instruções de administração e codificação do Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal

(PROTEA-R-NV), ilustradas pela apresentação de um caso clínico. 


MÓDULO 1 

Sistema PROTEA-R: Apresentação do instrumento e pressupostos teóricos e empíricos

Esse módulo apresenta a estrutura do Sistema PROTEA-R, bem como os pressupostos teóricos e empíricos que embasaram o desenvolvimento desse instrumento.

 

MÓDULO 2

Entrevista de anamnese

Esse módulo contempla os diferentes aspectos envolvidos na entrevista de anamnese, com foco nas instruções da conduta do avaliador, pautadas no conceito de coparentalidade.

 

MÓDULO 3

Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV): Apresentação dos itens

Esse módulo apresenta os dezessete itens que compõem o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal. Esses itens estão divididos em três áreas: comportamentos sociocomunicativos; qualidade da brincadeira e movimentos repetitivos e estereotipados do corpo. O objetivo desse protocolo é avaliar os comportamentos envolvidos na interação da criança com o avaliador, bem como a qualidade da brincadeira.

 

MÓDULO 4

PROTEA-R-NV: Preparação do ambiente, setting de brinquedos e contextos de avaliação 

Esse módulo apresenta a preparação do ambiente e os contextos de avaliação envolvidos na administração do PROTEA-R-NV. São abordados aspectos relacionados à adequação do espaço físico e à organização do setting de brinquedos, bem como orientações referentes aos contextos de avaliação contemplados no Protocolo: brincadeira livre e brincadeira semiestruturada.

 

MÓDULO 5

PROTEA-R-NV: Orientações para conduta do avaliador

Esse módulo apresenta, de forma detalhada, aspectos referentes à administração de uma sessão de avaliação do PROTEA-R-NV, com foco nas orientações de conduta do avaliador.

 

MÓDULO 6

PROTEA-R-NV: Instruções de codificação e interpretação dos resultados

Esse módulo está dividido em três aulas, nas quais são abordadas instruções de codificação e interpretação dos resultados oriundos do PROTEA-R-NV. A primeira aula contempla as orientações gerais, a segunda aula aborda, especificamente, os itens críticos para identificação de risco para o TEA, por fim, a terceira aula, apresenta um caso clínico para ilustrar a codificação de cada um dos itens do PROTEA-R-NV.

 

MÓDULO 7

Entrevista devolutiva e elaboração do laudo

Esse módulo apresenta a elaboração do laudo e a entrevista devolutiva. O processo de devolução dos resultados da administração do Sistema PROTEA-R tem como objetivo integrar as informações e observações acessadas ao longo da avaliação e discuti-las com os responsáveis da criança, contemplando, quando for o caso, orientações de encaminhamento para outros profissionais.

 

Carga Horária

2h30min*


*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.


Diferenciais

Os cursos abordam todo o processo necessário para fornecer ao aluno a capacidade de utilizar os testes após realizá-lo;

As aulas são ministradas por autores dos testes e/ou especialistas com grande experiência didática.


Acesso ao curso

**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 90 dias.


***Curso totalmente on-line:

Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;

Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;

A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);

Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor.


****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.


Fonoaudióloga Dra. Bárbara Backes 

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Feevale, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Transtorno do Desenvolvimento (NIEPED), vinculado à UFRGS, e atua como fonoaudióloga clínica.

Tem Experiência clínica e acadêmica (docente e de pesquisa) na área do Desenvolvimento Sociocomunicativo Infantil, atuando, principalmente, nos seguintes temas: aquisição e desenvolvimento da linguagem, avaliação e intervenção do Transtorno do Espectro Autista, e regressão do desenvolvimento.

Etiquetas: Autismo, EAD, Vetor